Cultivar biodiversidade e permacultura

29-10-2012 11:17

 

A globalização neoliberal, na trajetória de privatização de todos os modos de vida, incluindo mesmo a agricultura e os bens naturais, vem submetendo à fome e pobreza uma enorme percentagem da população mundial.

Calcula-se hoje que no mundo há 925 milhões de pessoas em situação de fome, por dados da FAO, quando, paradoxalmente, se produz mais alimentos do que nunca, na História da humanidade.
Como indica a organização internacional GRAIN, a produção de comida multiplicou-se por três desde os anos 60, enquanto a população mundial foi apenas duplicada desde então, mas os mecanismos de produção, distribuição e consumo, ao serviço dos interesses privados, impedem aos mais pobres a obtenção necessária de alimentos.
O acesso, por parte do pequeno agricultor, à terra, à água, às sementesestá condicionado a interesses económicos. Os consumidores não sabem de onde vem aquilo que comem, não podendo escolher e consumir produtos livres de transgênicos. A cadeia agro-alimentar alargou-se progressivamente, afastando, cada vez mais, produção e consumo; favorecendo a apropriação das diferentes etapas da cadeia por grandes empresas agroindustriais, com a consequente perda de autonomia de agricultores e consumidores...